No âmbito do projeto Eye in the Sky, foi realizado um ensaio de monitorização do incêndio rural que teve alerta pelas 11h30 do dia 13 de setembro de 2020, em Conqueiros-Sobreira Formosa, no concelho de Proença-a-Nova.

Neste ensaio, um balão equipado com 3 câmaras a operar na gama do visível foi lançado desde Montalvão, no concelho de Nisa, pelas 19h00 do dia 14 de Setembro. O balão atingiu altitudes superiores a 12km, percorrendo o trajeto que se apresenta na Figura 1.

Figura 1 - Trajetória executada pelo balão (a azul ‘o', zona lançamento ‘⭑’, queda do payload ‘■’) e região (delimitada a verde) onde deflagrou e se propagou o incêndio (a amarelo) de Cunqueiros-Sobreira Formosa.

Este ensaio tinha como principal objetivo testar  a aquisição de imagem com várias câmaras a operar na gama do visível, durante o período noturno. O ensaio não produziu resultados satisfatórios, quer por o balão não ter sobrevoado o incêndio devido à limitação na definição da zona de lançamento e pela direção dos ventos existentes, quer pela perturbação causada pela coluna de fumo e pelo excesso de luzes artificiais existente na área captada pelas câmaras. Algumas das imagens adquiridas podem ser visualizadas na Figura 2, permitindo notar-se a variação da luminosidade ao longo da subida.

Figura 2 – Algumas imagens adquiridas no lançamento efetuado a 14 de setembro na região de Montalvão.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *