Skip to content

Saiba Mais

SOBRE NÓS

Enquadramento

O potencial do uso de meios aéreos não tripulados na gestão de incêndios florestais, na sua fase deteção e monitorização, é amplamente reconhecido. São, no entanto, apontadas várias limitações ao seu uso, tal como a interferência com outros meios aéreos, nomeadamente os de combate a incêndios, e a baixa autonomia destes equipamentos que levam períodos de utilização normalmente inferiores a 30 minutos. A solução proposta visa tirar o máximo proveito dos meios aéreos não tripulados na gestão dos incêndios, minimizando as limitações referidas.

Conceito

visão geral

A solução global estará disponível como um kit de lançamento, incluindo uma ferramenta de lançamento do balão (para maximizar o campo de ação durante o incêndio), bem como todo o material necessário para o lançamento da plataforma (HAB + UAV + cargas de observação e / ou comunicação) e a sua colocação a grande altitude sobre a área de interesse. Esta solução permite que a plataforma operacional seja implantada num curto período de tempo, de modo a que as comunicações e a transmissão de imagens aéreas sejam prontamente garantidas.

Eye In.

The Sky.

O projeto Eye in the Sky pretende complementar outras soluções aéreas, sejam aeronaves tripuladas ou drones cooperativos, utilizadas em situações de emergência e alinhadas com a nova visão estratégica do Sistema de Defesa Florestal Contra Incêndios Florestais. Embora as soluções usuais baseadas em UAVs forneçam informações locais e, portanto, mais detalhadas, sobre as áreas monitorizadas, com uma altitude de operação muito acima da normalmente utilizada por outros meios aéreos, o Eye in the Sky oferece uma ampla cobertura de comunicações e uma visão aérea geral, bem como um forte incremento do tempo de operação deste tipo de meio aéreo.

Ao ser transportado pelo HAB, a capacidade operacional do UAV de asa voadora aumenta devido à energia potencial acumulada a grande altitude. Esta solução permitirá voos de longo alcance sem motor ou quase sem potência, convertendo altitude em cobertura terrestre através de uma relação de planeamento bem ajustada.

No âmbito deste projeto, as cargas úteis consideradas servem para aquisição de imagem e repetidor de comunicações. Outras aplicações de monitorização, continentais ou oceânicas, no âmbito civil ou militar, podem beneficiar desta ferramenta HAB + UAV e da visão geral que ela oferece. A sua versatilidade permite que esta ferramenta suporte, tanto a recolha de dados científicos, como a capacidade de monitorização de desastres, contribuindo significativamente para o aumento do conhecimento e capacitação do Sistema Científico e Tecnológico Nacional.

Outros projetos relacionados

Projetos com Protocolo

Firefront_Eye-In-The-Sky

O projeto Firefront desenvolverá uma solução de apoio a ações de combate a incêndios florestais por meio da deteção e monitorização em tempo real de frentes e reacendimentos.

Projetos Relacionados

FireLOC

Identificação, posicionamento e monitorização de incêndios florestais com dados disponibilizados pelos cidadãos.

FoCor

A Utilização de Veículos Aéreos Autónomos no Apoio a Fogos Controlados e Deteção de Reacendimentos na Gestão de Incêndios Florestais.

HEIMDALL

Ferramentas integradas para planeamento e gestão de emergências, atendendo às necessidades das equipas de resposta envolvidas (unidades de combate a incêndios, forças de segurança, serviços de emergência médica, unidades de proteção civil e centros de comando e controlo) e organizações relevantes em termos de interoperabilidade, coordenação e partilha de informações.

FireRS

FireRS visa fornecer agências de emergência e / ou focais uma ferramenta inovadora para a detecção e manejo do fogo através das novas tecnologias. (A nova plataforma criada em FireRS fornecer informações quase em tempo real, do GPS, perímetro fogo, imagens de infravermelhos, a predição de propagação, protocolos, etc posicionado O conjunto é composto por sensores de terra, uma picosatellite dedicada uma estação terrena local e remota, bem como um centro da missão de controlo.)

RESCuE-TOOL

O projeto RESCUE-TOOL propõe o estudo dos fenómenos de propagação de microondas na presença de incêndios florestais. Serão abordadas questões experimentais e teóricas para examinar e perceber propagação de ondas rádio em ambientes de incêndio para vários cenários e tipos de combustível, normalmente, problemáticas para a comunicação por rádio. Será estudado e implementado um novo sistema de rádio em aplicações reais. Serão desenvolvidas recomendações relativamente à seleção da frequência de comunicação por rádio e efetuadas considerações acerca da cobertura de rádio SIRESP.